segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Medidas, humpf !

Ai gente! Acho que chegou o dia de contar a origem do "mãe -medidas"!
Pequetita nasceu pequetita mesmo! 43 cm e 1890g!
Pra completar, mammy aqui entedia tudo de gráficos, percentis...
...só que filhota não estava em nenhum percentil. Ela não estava em nenhuma curva.
O papel acabava lá embaixo e não dava para marcar os pontinhos do peso e da altura dela.
Tá certo, eu sabia que era pela prematuridade (35 semanas) e pela minha pressão alta (pré-eclâmpsia) e que ela ia recuperar, mas...
...mas aí a culpa aumentava. Ela tava pequetita pela desnutrição intra-uterina, porque devido a minha pressão estar alta, a minha placenta não conseguia nutrí-la bem. Ou seja, a culpa era minha, só minha!
Putz grilla! Ô cabeça ruim de recém-parida!
Aí, começou a fixação por números. Quanto tá pesando, quanto tá medindo, em qual percentil está? Marídeo quase comprou uma balança de bebê para mim.
E eu ía lá no pediatra ( e pagava consulta particular) no fundo, no fundo só para pesá-la.
A sorte é que o pediatra é desencanado (e muito competente) e nunca deixou eu extrapolar nas minhas doidices.
"A menina tá ótima! Tá ganhando peso super bem" "É linda!"
Graças a Deus, era verdade; o crescimento e o desenvolvimento dela eram e são super normais e ela sempre foi linda . Mesmo tendo nascido pitica, nem "cara-de-joelho" ela teve. Nasceu com rostinho e cabelinho de boneca! E nem foi de adoecer mesmo, então sobrava bastante tempo pra mamãe ficar preocupando com os números.
É claro, que além da fixação com as medidas dela, começou a fixação com as medidas dos alimentos.Ora, se eu era uma incompetente por não ter conseguido nutrí-la bem na barriga, tinha que alimentá-la bem aqui fora.
Essa preocupação me impediu de amamentá-la exclusivamente. Ela saiu da maternidade tomando o complemento de leite em pó, porque no início precisou mesmo, mas eu não tive segurança sequer para tentar tirá-lo (mas isso é assunto pra outro post).
E comecei a preocupar com as quantidades dos alimentos : "quantos ml seu filho mama?"(as queridíssimas lá do LV devem se lembrar dessa fase). "qual bico de mamadeira vc usa?" (traduzindo: "qual bico é melhor pra criança mamar mais?") Depois veio "qual o tamanho do pratinho?" e outras que nem lembro.
Bom, graças a Deus, essa bobagem passou. Minha princesa está "foti" (forte) como um touro! (frase que o papai fala na hora das refeições:" comer tudo para ficar forte como um touro! ").E além do "foti" "tô" ela imita o muqui (é assim que se escreve?) com os bracinhos pra cima.Fofa demais!
É claro, que na época, muitas dessas coisas eu não percebia. Essa coisa do não fui capaz de "nutrí-la direito no útero, tenho que compensar aqui fora", que é uma tremenda ignorância, estava só no meu inconsciente.
Tá ,também, é verdade que não foi tão dramático assim, né?!Dei uma exagerada nas cores aqui.
Mas, achei que devia escrever esse post hoje, porque depois quero escrever um sobre alimentação e achei que esse aqui ia fazer falta antes.

P.S. Hoje, os pontinhos do gráfico estão nos seus devidos lugares. Ufa!
Hohoho...

6 comentários:

K disse...

Puxa Dê, deve ser bem difícil mesmo.Já com o filho com peso e altura normais a cabeça não fica batendo bem,imagino como deve ser difícil no seu caso.Mas ontem mesmo a Nalu me disse que mãe já nasce culpada e ela tem toda razão.

Unknown disse...

Oi Dê, ah, a culpa, culpa, culpa. A fiel companheira das mães. Ainda bem que superamos todas as situações colocadas pela maternidade, todas nós nos "viramos" para dar conta, e no fim nossos filhos se desenvolvem, de um jeito ou de outro, andamos para frente. Olha, estou precisando de um conselho das minhas amigas mamães aqui da net. Se puder, dá uma passadinha no meu blog. beijos

Renata disse...

Quando é que vamos parar de sentirmos culpa hein????
Eu até hoje me sinto muito culpada por ter deixado a Mariana passar fome qd era bebezinha. Ela está ótima, não lembra de nada, mas eu ainda me sinto culpada... que coisa viu
beijos,

Anônimo disse...

Xará linda, cada um tem as suas neuras específicas né? Entendo a sua perfeitamente! E quanto ao assunto unhas no post anterior, em casa a canhota aqui terceiriza a atividade para o marido...Bjs mil

Anônimo disse...

Ai Dê... Ela deve ser fofa mesmo... E tudo o que vc pensou, passou, são coisas de mães mesmo... A minha nasceu no tempo certo, mas as neuras sempre existiram, e sei que com o tempo (pelo menos as minhas) vão mudar!!!
Espero que no próximo post venha com fotos!!!
Beijos e especiais na petitica grande!!!
Bjks...
Ah!!! Se vc puder, dá uma passadinha na minha casinha, to com um dilema na escola, e queria um help!!!
Bjks...

Ana disse...

hohoho

Eu já contei que a minha neurose é com o penteado da coitada, né??

E quanto a alimentação, sei que a frase é batida, mas criança que tem comida em casa não passa fome (pelo menos é nisso que eu penso quando a Duduca diz que não quer comer)...

Bjs