sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Submarino


Hoje vou pegar uma frase do Miguel Falabella, que eu acho genial, e concordar com ela.
A frase é mais ou menos assim : "Casamento é igual a submarino : pode até boiar, mas foi feito para afundar."
Calma, tudo bem com o meu submarino, quer dizer casamento, no momento, obrigada.
Como dizem as minhas amigas, também geniais : "Casamento tem fases e fezes".
Graças a Deus, bate na madeira, toc-toc, meu casamento está atravessando uma fase muito boa.
Mas, já tivemos períodos de muitas fezes... (daqueles que só a "Rola Bosta"-uma desentupidora aqui de BH que tem um nome muito feio, mas também muito bem sacado-daria jeito).
Agora , o casamento da minha cunhada é que está passando por um momento difícil e me fez refletir sobre isso. É incrível como os problemas ficam claros quando a gente tá de fora da situação!
Bom, mas eu fui refletir sobre essa coisa do submarino, de que se vc pensar bem , o casamento tem muito mais chances para dar errado do que para dar certo.
Você pega duas pessoas completamente diferentes e quer elas dividam tudo (as alegrias, as tritezas, as doenças... ...o mesmo espaço, a grana, o desgaste do dia-a-dia) e vivam felizes para sempre até que a morte os separe. Cá entre nós, não tem muita chance de dar certo, né?
Pessoas completamente diferentes a começar (da maneira tradicional) pelo sexo. Não preciso ficar aqui falando de como as mulheres e os homens são diferentes psicologicamente, né?!
Todo mundo já sabe que "As Mulheres são de Marte e os Homens são de Vênus", como disse o livro. Então me diz : tem grandes chances de seres de planetas diferentes viverem em harmonia dentro da mesma casa?
(Não vá me responder que seria até mais fácil se o seu marido fosse um ETzinho ! É a sua situação que está ruim, minha amiga, e vc está pensando no E.T. simpático do Spielberg.Vamos lá, pense no Alien...)
A outra enorme diferença é que os dois seres que se tornam cônjuges, vieram de ambientes psicologicamente muito diversos, tiveram criações muito diferentes. Cada família de origem fala uma língua.
É como querer que um índio falando em tupi -guarani converse com um russo e morem na mesma casa!
Bom, única coisa a favor do casamento dar certo é o amor. É ele que faz o índio aprender algumas palavrinhas de russo e vice-versa. E é ele também que faz os dois se comunicarem além de palavras...
Mas o amor é , digamos assim, relativo. Na hora da crise total você se questiona se realmente ama.
Bom, então, é para desanimar ? Jogar tudo pro alto?
Não! De jeito nenhum! Não foi essa a minha intenção... rsrsrs
Mesmo, parecendo o contrário com esse post, eu sou super a favor do casamento!
Só que eu acho que a gente deve baixar as nossas expectativas e aceitar que submarino não voa!
(Amanhã ou no mês que vem, a gente conversa mais sobre isso, pq agora tenho que ir ali levar a filhota para nadar. Sem metáforas, é natação mesmo.)
E esse post, ao contrário, é para animar as minhas amigas casadas, dizendo, que se com tantas adversidades, vcs ainda conseguem manter o submarino boiando, é porque vcs são o máximo!
Sim , porque eu acho que no final das contas, as grandes responsáveis por conseguirem manter o casamento boiando são as mulheres. (não quero soar como machista, amanhã eu me explico melhor)

7 comentários:

Anônimo disse...

Dê, realmente não é nada fácil matermos esse submarino sempre boiando... tem fases em que ele quase afunda sim... mas aí é que entra o amor, a paciência, o companheirismo e etc... a gente vai tentando deixar ele lá, bem no alto, bonitinho. É clarooo que temos que ter consciência de que ele não voa, e nem queremos que ela fique sempre lá no alto, pq aí não tem graça, não é? Já me disseram muitas vezes que casais que nunca discordam de nada, que nunca brigam, acabam se separando assim, do nada de um dia para o outro... acaba.
Sei lá... acho que viver assim, bonitinho e felizes para sempre é só em histórias infantis de princesas.
Falei falei e não falei nada né? rsrsrs
Bjoooo

Isa disse...

Ó, Dê, vou repetir aqui o que o meu terapeuta disse, só que em outra metáfora: Eu acho que vale tudo mesmo prá manter o submarino boiando. Tudo, tudo, tudo. Mas se ainda assim ele teimar em afundar e perigar te levar junto, sai dele e deixa ele afundar sozinho. Segue em frente, nem olha prá trás. Com a tranquilidade de quem tem certeza de que fez o que tinha que fazer (claro, não é tão simples assim, né? Mas é meio por aí).
Beijo.

Anônimo disse...

Dê, adorei esse post, muito bom, gostei dessa metáfora. E é isso mesmo,as chances de dar certo são mesmo muito pequenas. E concordo muito com o que a Isa disse ai no post viu? Abração

Unknown disse...

Oi Flávia, adorei a analogia do submarino com o casamento! E vc teceu muito bem as considerações sobre o casamento e o fato de viverem juntas duas pessoas completamente diferentes. Além de duas pessoas que falam línguas diferentes, são pessoas com hábitos, manias, uma só dorme com a janela fechada e a outra só com a janela aberta. Como pode dar certo? Com diálogo, concessões de AMBOS os lados, paciência, tolerância, empatia e amor, muito amor. Me casamento também tem muitos altos e baixos, mas o submarino tá lá, boiando embaixo do mar, mas não faz água... beijos

Amábile disse...

o negócio é um dia de cada vez fazendo o nosso submsrino ir boiando e seguindo em frente.
Bj

Valmendel disse...

concordo com a Amábile! Vivermos um dia de cada vez para manter o submarino boiando...

Cacá disse...

Dê, gostei do post.
Tem dias que dá vontade de esganar o marídeo, tem dias que a gente percebe o qto é bom estar ao lado dele.
Ai ai, vamos vivendo e renovando o amor, pra que o submarino não afunde! :)
Beijocas...