sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Coração Aflito

Como vcs sabem , esse ano tive um aborto espontâneo.
Como esse foi meu segundo aborto (já tinha tido um antes da Ana) e diante da gravidez da Ana Flávia ter sido complicada no final com a pré-eclâmpsia e com ela ter nascido muito pequena, resolvi fazer exames mais específicos e descobri que tenho uma trombofilia.
Tenho o gene mutante da protrombina em heterozigose.
Isso significa que eu tenho uma maior tendência a trombose, principalmente na gravidez, época em que a coagulação já fica mais intensa.
Então, formo trombos que entopem os vasos da placenta.
Talvez esteja aí a explicação pros meus abortos ( não sei ao certo, porque também tenho problemas na tireóide que podem ter causado os abortos) e com certeza está a explicação pras complicações na gravidez da Ana Flávia : minha placenta estava entupida, daí passar poucos nutrientes pra ela.

Bem, e o que fazer daqui pra frente?
Tratar a tireóide (tratei na gravidez da Ana e agora já estou tratando mesmo sem estar grávida/no primeiro aborto eu nem sabia dos problemas tireoidianos e nesse último aborto não deu tempo de começar a tratar)
E se engravidar novamente, terei que tomar injeções de anticoagulante todos os dias.

O que eu penso disso tudo?
Em primeiro lugar, cada dia mais agradeço pelo milagre que foi a Ana Flávia ter nascido saudável de uma "fábrica tão problemática".
Depois penso que uma nova gravidez poderá até ser mais tranquila com o tratamento resultando num final sem pré-eclâmpsia e com um bebê de peso normal.
Por outro lado, sei que será uma gravidez de risco (riscos pra mim, riscos de prematuridade pro bebê) e que já tenho uma filha linda e que precisa muito de mim.
Ainda estou confusa, o meu lado"razão" pede pra eu pensar mais um pouco (também não posso pensar muito pois mês que vem faço 34), mas o meu lado "emoção" já está quase engravidando de novo.

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia N'Ele e o mais Ele o fará"

3 comentários:

Amábile disse...

amiguinha estarei rezando pra que vc tome a melhor decisão e se for pra vir outro bebê tenho certeza que vira muito muito saudável , desejado e amado bj bom fim de semana

greice disse...

Dê, sinto muito por essa perda viu? nem sei o que eu faria no seu lugar, acho que você tem que ouvir seu coração mesmo.
beijos, espero que dê tudo certo, estou rezando por vocês
greice

Andrea disse...

Nossa... imagino sua cabecinha...mas acho que sabendo o que fazer durante a gravidez, já é meio caminho andado,né.
Estou na torcida por vc tbém.
Bjs
Andrea