sexta-feira, 16 de novembro de 2007

TV


Filhotinha, com um ano e cinco meses, já tem muito bem definidos os seus progamas preferidos. Em primeiríssimo lugar : Hi-5. Esse é ours concours. Gosta dele desde muito novinha e há muito tempo já fala "Rai" "Rai" para indicá-lo. Já faz as coreografias e canta alguns pedaços.

O segundo lugar, também, é do canal Discovery Kids : Lazy Town. É claro, que minha baixinha do jeito que é pura energia ia gostar da agitação e da pulação de Stéphanie e seus amigos. E agora, também está falando "Tóun" para indicar esse programa. O mais bonitinho é que encontrou numa loja, no meio de um tanto de livrinhos, um livro de colorir do Lazy Town e ficou falando "Tóun" Tóun". O pior é que a mãe megera aqui não comprou o livrinho (as atividades eram muito avançadas para a idade dela).

Bom, eu sei que TV demais não é bom, mas não acho que consigamos criar nossos filhos em pleno 2007 longe da TV. Então, acho que o segredo é tentarmos não exagerar na dose. Mais uma vez o tal de achar a MEDIDA ideal. Ufa, como é difícil! Nesse ponto, até que minha consciência está tranquila. Filhotinha brinca muito ao ar livre, brinca muito no seu quartinho de brinquedos sem ver TV. Outro ponto é tentarmos direcionar o que eles vêem.

E eu, particularmente, gosto muito do Discovery Kids e acho seu mascote, o Doki, uma graça.
Eu gostaria muito que a minha filha gostasse do Cocoricó da TV Cultura. Mas, ela não tem paciência ainda de assistir um episódio inteiro. Do DVD do Cocoricó só com clipes de música ela já está gostando.

Outra coisa que tive que começar a prestar atenção foi no que está passando quando a TV está ligada perto dela. Mesmo eu sendo uma noveleira assumida, não deixo a TV ligada nos "folhetins" de jeito nenhum quando ela está por perto. Até telejornal eu tenho policiado, pois é um tal de cena de tiroteio o tempo todo...

16 comentários:

Anônimo disse...

Dê, essa foi justamente a discussão do LV de hoje!
Pequerrucha está apenas com 8 meses e já ando pensando nisso. Ela assiste Cocoricó o dia todo!Coitada, também fica o dia em casa, né?
Quando chego procuro brincar, estimular de outras maneiras.Assim que começar a falar vai para a escolinha, onde tenho certeza de que será muito bem estimulada.
Concordo que precisamos "selecionar" os programas, mas quanto a Cocoricós, baby Einstein e afins, não vejo mal...pois são bem educativos tb, não?
bjkas

Anônimo disse...

De, eu não assisto mais novelas nem telejornal nem nenhum tipo de programa com muitas bundas e peitos na frente do André. Acho que é o melhor que posso fazer, como não temos Tv a cabo, ele assiste o pica pau na record e depois a tv é desligada porque não tem nada mais indicado pra idade dele.
Beijocas...

Anônimo disse...

Concordo com vc, acho que não dá pra criar os filhos sem tv, mas temos que saber dosar.
A minha Mariana adora os Backyardigans e tb "O Urso da Casa Azul". Eu tenho colocado 1 episódio de Backyardigans por dia e antes de dormir ela assiste um do Urso. No total é 1 hora de tv por dia. Acho que tá na medida, né? :)
E eu procuro assistir com ela, ficar perto, conversar, falar o que tá acontecendo, pra estimulá-la.
Bom, é isso!
Um beijão e até mais...

Anônimo disse...

Adorei o nome! E vou vir aqui sempre acompanhar, tá?

Anônimo disse...

Adorei o nome! E vou vir aqui sempre acompanhar, tá?

Anônimo disse...

oi! bem vinda ao mundo dos blogs, querida :)

Anônimo disse...

Dê BH,sobre tirar fralda, acho que você deve aproveitar a deixa da Ana Flavia e tentar tirar a fralda de forma natural, sem pressão.Cada criança é unica ,algumas começam mais cedo, outras mais tarde.Uma amiga da Valon deixou de usar com 1 aninho e meio.Meus dois deixaram, inclusive a da noite com 2 anos.Espero ter ajudado.Beijão

Anônimo disse...

Ai, Dê, o Theo tadinho, como tem uma mãe viciada em tv, ele fica mais tempo que eu gostaria, mas sabe que eu tive reparando que o negócio dele é música mesmo! Ele só pára pra assistir clipes (Cocoricó, Partimpim, Palavra Cantada e Operilda na Ciranda de Villa Lobos) e se esbalda, canta, dança, pro resto ele nem presta atenção, aí a gente aproveita e faz um banda aqui em casa. Theo violão e voz, mamãe piano e backing vocal e papai tambor e caladinho porque ele não sabe uma música de cor!! hahahahaha

Beijos

Anônimo disse...

Demorei a deixar um comentário mas tou aqui. Tava com problemas técnicos, hehehehe...
Então, concordo com vc que tem muita coisa na TV que é imprópria pros pequenos. Aqui em casa a gente procura deixar os conteúdos mais pesados pra depois que ele vai dormir. Mas se eu tou vendo TV e ele tá por perto, e rola alguma cena mais assim, eu não estresso, deixo rolar. 9 entre 10 vezes ele nem tá prestando atenção, e se eu mudar de canal, aí sim ele vai reparar. Vamos ver no futuro, né?

Bem vinda ao mundo dos blogs!
Beijo

Anônimo disse...

Dê, que legal, adorei o blog e o nome! Eu acho tão dificil essa medida , essa dosagem sabe? Tenho certeza que aqui em casa Tatà vê mais que o que deveria, mas não tenho muito pique pra censurar demais não sabe? O que eu não deixo é ver programas muito violentos (tipo power rangers)dia de semana e tb ele só vê programa de criança e dvd. Mas mesmo assim ainda é muito. Beijos, adorei o blog e vou te linkar, tá?

Anônimo disse...

A Ellen curti quase todos os desenhos do discovery, ela acompanha desde bem pequenininha, ela ama tv, igual ao pai dela...
Beijos!!!

Anônimo disse...

Dê, putssssssss só cobsegui passar aqui agora... Amei o nome do seu blog... super legal!!! E, quanto a TV,na minha opinião é como todas as outras coisas: sem exageros, sem problemas.. Ou seja : "Na medida"...ohohohoohhoho beijocas, Bianca

Anônimo disse...

Dê, putssssssss só cobsegui passar aqui agora... Amei o nome do seu blog... super legal!!! E, quanto a TV,na minha opinião é como todas as outras coisas: sem exageros, sem problemas.. Ou seja : "Na medida"...ohohohoohhoho beijocas, Bianca

Isabella disse...

Dê, que legal o blog, menina! Acredita que essa mãe, fora de medida total, só viu que você tinha criado o blog agora? Amei!
Beijo, viu?

Anônimo disse...

Dê, que máximo o seu blog, adorei, adorei, adorei. Você escreve muito bem, muito legal mesmo, parabéns.

Sobre o assunto do post, vc está certíssima, não dá pra deixá-los totalmente longe da tv, porque se não for na nossa casa será em outro lugar, mas dá pra selecionarmos o que eles assistem e ainda controlar o tempo né.
Beijos,

Anônimo disse...

Dê, eu tento controlar o tempo que a ciça passa em frente a tv, mas reconheço que às vezes é mais prático deixá-la sim, assistindo Cocoricó e DK, para eu ter um tempinho a mais para mim...

Beijos