sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dia das Crianças

Sexta , acabou virando, meu dia oficial de postar.
E hoje vai ter dois posts,porque eu não postei nada para o Dia das Crianças.
Aí, achei esse texto lindo do Drummond!
Os negritos e maiúsculas são por minha conta.
Ressaltei as partes que contém os erros que eu me acho mais vulnerável a cometer e as partes que eu acho mais lindas.
Esse final exaltando o amor acho lindo de doer.



DIANTE DE UMA CRIANÇA

Como fazer feliz meu filho?
Não há receitas para tal.
Todo o saber, todo o meu brilho
de vaidoso intelectual

vacila ante a interrogação
gravada em mim, impressa no ar.
Bala, bombons, patinação
talvez bastem para encantar ?

Imprevistas, fartas mesadas,
louvores, prêmios, complacências,
milhões de coisas desejadas,
concedidas sem reticências?

Liberdade alheia a limites,
perdão de erros, sem julgamento
e dizer-lhe que estamos quites,
conforme a lei do esquecimento?

Submeter-se a sua vontade
sem ponderar, sem discutir ?
Dar-lhe tudo aquilo que há
de entontecer um grão -vizir?

E se depois de tanto mimo
que o atraia, ele se sente
pobre, sem paz e sem arrimo,
alma vazia, amargamente?

Não é feliz. Mas que fazer
para consolo desta criança?
Como em seu íntimo acender
uma fagulha de confiança?

Eis que acode meu coração,
e oferece, como uma flor,
a doçura desta lição :
dar a meu filho amor.

POIS O AMOR RESGATA A POBREZA,
VENCE O TÉDIO, ILUMINA O DIA
E INSTAURA EM NOSSA NATUREZA
A IMPERECÍVEL ALEGRIA.

Carlos Drummond de Andrade
do livro "Farewell"

4 comentários:

Minha filha me deixa LOUCA !! disse...

Que texto maravilhoso.
Beijos

Amábile disse...

amei o texto , e concordo com os negritos
bj

Minha filha me deixa LOUCA !! disse...

tem um presente pra vc no meu blog , passa lá pegar , bj

Anônimo disse...

Dê, parabéns! Ia te mandar e-mail, mas lembrei que você mudou e não encontrei o novo.
Tudo de bom, viu?
Beijo na Ana Flávia