quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Amamentação

Cá estou eu na minha vida de mãe de recém nascido : fraldas, amamentação, banho, umbigo...
Adoro tudo isso.
É muito cansativo, reconheço, mas agradeço muito a Deus por estar vivendo tudo isso novamente.
Como mãe de segunda viagem, sou bem menos neurada agora.
Mas , em compensação, tem a Ana para dividir as atenções.
A babá da minha cunhada , que está viajando, está aqui emprestada, praticamente por conta da Ana.
O Lucas é um bebê muito tranquilo, dorminhoco e comilão.
Bota comilão nisso.
Minha pedra no sapato é a amamentação.
Ante de ter a Ana eu era completamente ignorante no assunto.
Achava que nascia, a gente punha no peito e pronto!
E que só existiam dois tipos de aleitamento : materno ou artificial.
Eu desconhecia o aleitamento misto (peito +complemento com leite artificial)
Aí chegou a Ana , prematura , pequena, não dava tempo de esperar leite descer.
Tinha sua mamadeira de 3/3 horas no berçario.Sugava um pouco o peito antes da mamadeira.
Bom o meu leite demorou pra caramba para descer.
E custamos a engrenar na amamentação.
Teve até um pediatra que achou que dava para tirar o complemento, mas fiquei super insegura e não tirei.
Como o pediatra dela mesmo não ligava muito por estar usando ou não o complemento e ela nasceu baixo peso, continuei usando. È claro que essa mamadeira atrapalhou a amamentação.Com 4 meses , me rendi só a mamadeira.
Agora a história é outra, mas o fantasma do complemento está aí.
Sábado : muito pouco colostro, Lucas só sossegou depois do complemento. Tá, conformei, é normal meninos precisarem de complemento antes do leite descer.
Domingo :também usou complemento duas vezes.
Segunda : mesma coisa suga e complemento.
Terça : meu leite desceu, mas mamilo direito machucado, sangue vivo, ficou mamando só do lado esquerdo e dá -lhe complemento.Meninos sugam muito forte! Com a Ana nunca tive uma fissura!
Quarta : tentei voltar com o peito direito, ainda não deu.
Quinta : voltei com  o peito direito, mas ainda assim, o bichinho pede o complemento.Pelo menos hoje ao inves de dar o complemento na mamadeira, dei no Mama Tutti.Uma sondinha que a gente coloca perto do mamilo.O bebê suga o peito e o leite articial vem junto.
De manhã 15 ml de complemento, a tarde pasmem 5 ml!Não é possível que ele está precisando dessa merreca .Mas só dormiu depois disso.
Também me falaram pra não negar muito o complemento não pq bebês grandes, do sexo masculino, as vezes precisam.
Putz , se é prematuro precisa, se é grande precisa...
...que saco!
Rezem pros meus mamilos melhorarem, pro Lucas poder sugar mais ainda  (tem como?), para estimular a produzir mais leite e eu ficar livre desse complemento ainda essa semana.
Porque é um saco vc ter todo o desgaste da amamentação e ainda um tanto de mamadeira para esterilizar!
Aguaredem cenas do próximo capítulo!
Se Deus quiser eu volatrei com o Título "Adeus Complemento" ou "Amamentação indo de vento em popa"
Tomara Deus!

Um comentário:

Bárbara disse...

Dê, o que eu usei pra ajudar na cicatrização, foi uma pomada chamada FIBRASE, ela é cicatrizante e tem efeito rápido, o ruim é ter que lavar toda vez, mas... Me ajudou e mto... E a concha da NUK, ela proteje mto e junto com a pomada, o efeito é rápido mesmo...
Qto a meninos precisarem de complemento, pra mim, é mito, o Felipe mamou exclusivamente no peito por 4 meses, e juro que não precisa até agora, mas eu quem quis dar pra poder me dar folga e até mesmo qdo eu precisar sair, eu ficar tranquila, a diferença pra menina é que eles mamam mais vezes, o que faz a gente ficar meio ou totalmente a disposição...
Boa sorte aí, e tenho certeza que essa mamadeira complementar é mais pra vc ficar sossegada, o que automaticamente o deixa mais tranquilo...

Bjks... To no aguardo do próximo post...